Saúde divulga índice de infestação de mosquito na Cidade

Saúde26/11/2019, 13:21:00 Total de Visualizações: 97

Equipe realiza o trabalho de fiscalização de modo constante - Assessoria de Comunicação

A Secretaria de Saúde de Brasilândia, por meio do setor de Controle de Endemias, divulgou, nesta semana, o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa), recolhido entre os dias 29 de outubro a 1º de novembro. O número apontou o índice de infestação predial de 3.8%, sendo que sendo que o preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 1%.
Segundo o coordenador do departamento de Endemias, Rogério Cortri, o município é dividido em dois extratos, sendo que o primeiro compõe os bairros João Paulo da Silva, José Inácio Batista, Nova Brasilândia, José Rodrigues, José Arara, Juvenal Uchôa, Jardim Oiti, João de Abreu e Centro, na qual totalizou 2.589 imóveis e apontou o índice de infestação predial de 5.3%.
Já no segundo extrato, os bairros Thomaz de Almeida, Jardim Mão Amiga, Jardim Camargo, Jardim Vale Verde, Jardim Imperial, Jardim Vale Verde 2, Coqueiral, Centro e Jardim Primavera, na qual totalizou 2.322 imóveis e o índice apontou em 2.2%.

O levantamento é feito a cada dois meses e serve de referência nos trabalhos realizados pela equipe de Endemias e Vigilância em Saúde.
CONSCIENTIZAÇÃO
Com o índice maior do que preconizado, a justificativa da equipe do Endemias é o aumento das chuvas nos últimos dias. Para conscientizar a população, a Saúde está em campanha de conscientização e, além disso, realizará o dia D com divulgação na cidade no próximo dia 07 de dezembro.
A Saúde pede a colaboração de todos os brasilandenses, em que deve ser redobrada a atenção nos cuidados para evitar que o número de incidência de mosquito, que é transmissor do Zika Vírus, Chikungunya ou Dengue, aumente no município.
CUIDADOS
- Mantenha o lixo em sacolas fechadas e lixeiras tampadas.
- Armazene as garrafas vazias com a boca para baixo.
- Tampe todos os barris e tonéis de água.
- Coloque areia nos pratinhos dos vasos das plantas.
- Lacre a caixa d’água.
- Limpe a bandeja de ar-condicionado.
- Remova a sujeira das calhas.
- Guarde pneus e garrafas de vidros em locais cobertos.
- Lave o recipiente e troque a água dos seus animais diariamente.
- Tampe os ralos.
- Retire a água do reservatório do degelo da geladeira.

Fonte: Assessoria de Comunicação