ESF 3 promove encontro com gestantes sobre “Agosto Dourado”

Saúde14/08/2019, 08:16:00 Total de Visualizações: 869

Gestantes participaram do encontro mensal realizado pela ESF 3 - Assessoria de Comunicação

No último dia 05 de agosto, segunda-feira, a Prefeitura de Brasilândia por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Estratégia de Saúde da Família 3 promoveu mais um encontro com o grupo de gestantes.

Aproveitando o tema "Agosto Dourado", o tema abordado pela equipe foi sobre Aleitamento Materno, com a odontóloga Arlete Rodrigues Ribas, a ACD Edilaine Raimundo, a nutricionista Jaqueline Mamede de Souza e com a Enfermeira Rita de Cássia Farias.

Neste ano, a Campanha do Ministério da Saúde com o tema “Amamentação: incentiva a família, alimente a vida” é voltada em especial para que a Saúde, a família e empregadores formem uma rede de apoio para que a mulher possa amamentar a criança.

Além disso, a equipe realizou a entrega de kit de saúde bucal, de brindes e foi servido café da tarde.

BENEFÍCIOS DA AMAMENTAÇÃO

A amamentação está associada a um melhor desempenho em testes de inteligência, renda mais alta e maior produtividade na vida adulta.

Para cada ano que a mulher amamenta, a chance de desenvolver câncer de mama diminui em 6%.

A criança tem menos chance de desenvolver diabetes tipos 1 e 2.

A amamentação diminui os custos com tratamentos nos sistemas de saúde.

O leite materno é um “alimento natural e renovável”, ambientalmente seguro, produzido e entregue ao consumidor sem causar poluição, sem embalagens desnecessárias e desperdícios.

A amamentação previne a fome e a desnutrição em todas as suas formas e garante a segurança alimentar dos lactentes, mesmo em tempos de crise e catástrofe. O leite materno não impacta no orçamento familiar e contribui para a redução da pobreza, pois é gratuito, produzido diretamente da mãe para o seu filho.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação