Para fomentar desenvolvimento, Brasilândia adere à programa Cidade Empreendedora

Desen. Econômico05/08/2019, 11:25:00 Total de Visualizações: 145

Cidade Empreendedora é desenvolvido pelo Sebrae em parceria com as prefeituras - Nayara Tiago - Sebrae MS

Localizado na região Leste de Mato Grosso do Sul, Brasilândia é o décimo primeiro município a aderir oficialmente ao Programa Cidade Empreendedora, que busca promover o desenvolvimento local. O termo foi assinado nesta segunda-feira (5) na sede do Sebrae em Campo Grande, e contou com a participação de autoridades municipais.

O Cidade Empreendedora é desenvolvido pela instituição de apoio aos pequenos negócios em parceria com as prefeituras, para identificar e atuar com foco em eixos estratégicos da economia. Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o investimento trará retornos para a sociedade “Temos que ter entrega para a população, nosso papel é fazer com que a pequena empresa entre neste processo. O desenvolvimento cuida daqui para frente do futuro”.

Uma das frentes de atuação do programa é fortalecer a integração entre iniciativa privada e poder público. “Vamos trabalhar a integração em todos os setores, alinhar políticas públicas, fazer o desenvolvimento das micro e pequenas empresas, numa convergência em prol da sociedade”, explica a gerente da Unidade Regional do Sebrae/MS, Josi Signori.

As ações incluem desde a implantação da agricultura familiar nas compras públicas até a capacitação da equipe de servidores municipais em temas como liderança. Todas as iniciativas estão estruturadas em oito eixos para acelerar o crescimento da cidade: Mapear oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.

Expectativas

As expectativas com o Cidade Empreendedora são positivas para o prefeito de Brasilândia, Antônio Thiago. “Já conheço o trabalho do Sebrae, em 2005 fiz o Empretec, e ele abriu uma gama de conhecimentos para a gente aplicar enquanto prefeito. O município está fazendo a contratação do programa que vai atender a nossa cidade como um todo”, afirma.

Também participaram da assinatura do termo o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro; o gerente de Competitividade Empresarial, Rodrigo Maia, a analista técnica Fernanda Lopes; o secretário municipal de Administração, José Carlos Soriano, e o secretário municipal de Agricultura, José Quintino.

Cidade Empreendedora

Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do Cidade Empreendedora e detalhes dos trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae pelo telefone 0800 570 0800 ou ainda pelo site www.sebraecidadeempreendedora.com.br

Fonte: Sebrae