Secretaria Municipal de Saúde emite nota oficial à imprensa sobre morte de dengue hemorrágica

Saúde19/12/2018, 15:29:00 Total de Visualizações: 467

-

A Prefeitura de Brasilândia por meio da Secretaria Municipal de Saúde informa sobre o caso da dengue hemorrágica que causou a morte de uma pessoa, e foi até no momento o primeiro e o único óbito registrado neste ano na Cidade. Atualmente, há o registro de 24 casos notificados de dengue, sendo deste total, três foram confirmados. 
A equipe do Controle de Endemias realizou o levantamento mais recente do Índice de Infestação do mosquito Aedes Aegypti, na qual apontou 3.33%, sendo que o preconizado pelo Ministério da Saúde é de 1% .
Para reduzir o índice e uma possível epidemia nas próximas semanas, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos realiza desde o último dia 17 de dezembro, a Operação Cidade Limpa, onde toda a equipe realiza orientações e recolhimento de entulhos nos locais onde há maior foco de concentração do mosquito Aedes Aegypti. No final do mês de novembro, também foram realizadas orientações em todas as escolas do Município. 
Sobre o caso da dengue que acabou em óbito, a paciente Elizabeth Castelani dos Santos procurou o Hospital Júlio César Paulino Maia no último dia 12 dezembro, sendo que no dia 15 foi internada. No dia 17, a paciente houve complicações e foi transferida para o Hospital Auxiliadora, em Três Lagoas. 
Devido a falta de vaga na UTI, a paciente foi transferida para o Hospital Cassems, também em Três Lagoas, entretanto, veio a óbito na madrugada do dia 18 de dezembro, por insuficiência respiratória, causada por complicações da dengue.
O caso continua sob investigação da Secretaria Estadual de Saúde, no Município, a equipe continua com o trabalho de orientação e de limpeza até o dia 21 de dezembro.

Fonte: