Dia D da Mobilizaēćo do Combate ao Aedes é nesta sexta-feira

Saúde29/11/2018, 16:09:00 Total de Visualizaēões: 380

Equipe orientou alunos das escolas municipais e da estadual - Assessoria de Comunicaēćo

A equipe do Departamento de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saśde mobilizou Brasilāndia nesta Semana Nacional de Combate ao Aedes, que comeēou na śltima segunda-feira (26) e encerra com dia D nesta sexta-feira (30), na Praēa Santa Maria. Ao longo desta semana, os Agentes de Combate de Endemias realizaram visita nas Escolas Municipais com intuito de levar orientaēões aos estudantes sobre o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenēas dengue, zika e chikungunya.

O śltimo dia de mobilizaēćo de combate ao Aedes serį com mobilizaēćo na Praēa Santa Maria, com a realizaēćo de orientaēões para populaēćo sobre a importāncia da limpeza em todos os espaēos.

A proposta desta mobilizaēćo é apresentar que a unićo de todos, governo e populaēćo, é a melhor maneira de derrotar o mosquito, principalmente nos meses de novembro a maio, considerados o perķodo epidźmico para as doenēas transmitidas pelo Aedes aegypti. Neste perķodo, o calor e as chuvas sćo condiēões ideais para a sua proliferaēćo.

Dados municipais divulgados na Audiźncia de Prestaēćo de Contas da Saśde do Segundo Quadrimestre mostraram que janeiro a agosto deste ao ano, foram realizados 22.953 inspeēões de Dengue em imóveis; 3.653 imóveis tratados com Dengue; 1.8 de Ķndice de Infestaēćo Predial de Aedes Aegypti de janeiro a abril e 0.7% de maio a agosto (o recomendado pelo Ministério da Saśde é de até 1%.)

O Municķpio registrou apenas duas notificaēões da doenēa neste ano, todo o cuidado é pouco. Por isso, é necessįrio intensificar agora as aēões de eliminaēćo do foco do mosquito para evitar surtos e epidemias da Zika, Dengue e Chikungunha.

A Saśde pede a colaboraēćo de todos os brasilandenses, em que deve ser redobrada a atenēćo nos cuidados para evitar que o nśmero de incidźncia de mosquito, que é transmissor do Zika Vķrus, Chikungunya ou Dengue, aumente no municķpio.

CUIDADOS

- Mantenha o lixo em sacolas fechadas e lixeiras tampadas.

- Armazene as garrafas vazias com a boca para baixo.

- Tampe todos os barris e tonéis de įgua.

- Coloque areia nos pratinhos dos vasos das plantas.

- Lacre a caixa d’įgua.

- Limpe a bandeja de ar-condicionado.

- Remova a sujeira das calhas.

- Guarde pneus e garrafas de vidros em locais cobertos.

- Lave o recipiente e troque a įgua dos seus animais diariamente.

- Tampe os ralos.

- Retire a įgua do reservatório do degelo da geladeira.

Fonte: Divulgaēćo/PMB