Saúde disponibilizará teste rápido de HIV neste sábado

Saúde29/11/2018, 16:07:00 Total de Visualizações: 405

Teste rápido será gratuito e o resultado é sigiloso - Assessoria de Comunicação

Neste sábado, 1º de dezembro, será o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. A Prefeitura de Brasilândia por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizará neste dia, das 7h às 13h (MS), o Dia D da Campanha com a realização de teste rápido de HIV na Unidade Básica de Saúde (Postão - em frente ao Hospital Júlio Maia) e no ESF do Reassentamento Novo Porto João André.

A Campanha se estende em outras unidades a partir do dia 03 e vai até o dia 07 de dezembro, das 07h às 11h e das 13h às 16h30 (MS). Toda população é convidada para a realização do teste de HIV é rápido, seguro, gratuito e sigiloso.

CAMPANHA

Neste ano, a Campanha Nacional "Sou Positivo e estou Indetectável" leva a mensagem sobre a importância do tratamento.

A campanha está dividida em duas etapas, sendo a primeira com pessoas que vivem com HIV e receberam o diagnóstico recentemente e outras que descobriram ser HIV positivo nos anos 80 e 90, logo no início da epidemia de AIDS no mundo. Todos os personagens contam em suas histórias como receberam o diagnóstico, a luta pela aceitação e as dificuldades para aderirem ao tratamento.

Todos os participantes da campanha possuem ótima adesão ao tratamento antirretroviral, vivem bem, trabalham, namoram, fazem planos e estão com o vírus indetectável no organismo. Estar indetectável é uma condição alcançada pelas pessoas que vivem com HIV através do uso correto dos medicamentos antirretrovirais que faz com que as pessoas vivendo com HIV/aids alcancem a chamada “carga viral indetectável”. Evidências científicas demonstram que além da melhora significativa na qualidade de vida, a condição de se estar indetectável impede a transmissão do HIV por via sexual.

Fonte: Divulgação/PMB