Em oito dias, Saúde entrega 600 solicitações de exames de PSA

Saúde29/11/2018, 16:04:00 Total de Visualizações: 2720

Ação foi desenvolvida neste mês - Assessoria de Comunicação

Das 600 solicitações de exames de PSA disponibilizadas para o público masculino, todos foram entregues em apenas oito dias úteis. A Secretaria Municipal de Saúde informa a toda a população que devido a grande procura, antecipou o encerramento da campanha para o dia 28 de novembro.

De início, a Campanha seria entre os dias 19 a 30 de novembro, nas Estratégias de Saúde da Família I e II, até às 19h (MS) com atendimento médico, odontológico e entrega de solicitação de exames de PSA somente para os homens acima de 40 anos. Porém, o encerramento foi antecipado devido a grande procura.

O teste também conhecido com como Antígeno Prostático Específico, pode ser avaliado através de um exame de sangue simples feito em laboratório e que serve para diagnosticar alterações na próstata como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata.

Toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde agradece a participação dos homens nesta Campanha.

CÂNCER DE PRÓSTATA

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto.

A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).

Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Fonte: Divulgação/PMB