Projeto “Dicionário Indígena” é destaque municipal e nacional no Programa Parceria Votorantim pela Educação

Educação23/11/2018, 11:32:00 Total de Visualizações: 954

Comunidade Escolar foi premiada por projeto - Assessoria de Comunicação

A Escola Municipal Antonio Henrique Filho está entre as onze unidades educacionais do país que foi Destaque Parceria Votorantim pela Educação (PVE) com o projeto "Dicionário indígena ilustrativo: resgatando a língua Ofaié e Guarani", a ação é uma iniciativa do Instituto Votorantim com a Fibria, Instituto Alana e em parceria com a Prefeitura de Brasilândia. O anúncio oficial e premiação de âmbito municipal foram nesta quinta-feira (22), na própria sede da escola.

Na ocasião, também foram apresentados os projetos do grupo de Mobilização e do Programa Criativos da Escola.

O evento contou com a presença do secretário municipal de Educação, Francisco Aparecido Lins; da secretária adjunta, Cristina Damião e da Fibria, o gerente da área  Ronaldo Avelar, além das analistas de sustentabilidade, Michelle Stricker e Paula Dias.

Na ocasião, foram apresentados os seguintes projetos do grupo de Mobilização: Resgatando Histórias: Grupo de Idosos do Projeto Conviver com integração dos adolescentes da Escola Municipal Antonio Henrique Filho; Resgatando histórias da nossa cultura e se apropriando de ambientes para serem melhor explorados; Resgatando história de um povo: reconhecendo o local do antigo reagrupamento Ofaié nas margens do Rio Paraná; e, Projeto “Brincando e lendo” numa parceria com a festa do “Dia das Crianças”.

Já na segunda parte, houve a apresentação dos seguintes projetos do Programa Criativos da Escola: Exposição Fotográfica Itinerante da Escola Municipal Antonio Henrique Filho; Leitura para Todos da Fundação AH; Projeto Viagem ao Mundo dos Quadrinhos da Escola Municipal Assentamento Mutum; Projeto Dicionário Indígenas da Escola Municipal Antonio Henrique Filho e Projeto Caminho da Escola da Escola Municipal Assentamento Mutum.

No final das apresentações, o historiador Carlito Dutra declamou um poema sobre o Programa Criativos da Escolas, parabenizando a participação de todos nas ações realizadas ao longo deste ano.

Os representantes também agradeceram a participação de todos bem como entregaram certificado e a premiação municipal para o projeto Destaque aos participantes do Projeto “Dicionário Indígenas” da Escola Municipal Antonio Henrique Filho.

PVE

O Programa Parceria Votorantim pela Educação é uma iniciativa que busca contribuir para melhoria da educação pública nos municípios onde a Votorantim atua, por meio de mobilização social das comunidades e da qualificação das práticas de gestão educacional e escolar.

O PVE foi criado em 2008 e neste ano, em comemoração aos 100 anos da Votorantim, mais de 100 municípios participam das práticas sociais.

As atividades de formação do PVE atuam em três frentes: Gestão Educacional, Gestão Escolar e Mobilização Social, como foco no desenvolvimento das Competências.

 

 

Fonte: Divulgação/PMB