Vacinação Antirrábica terá continuidade na Zona Rural

Saúde05/10/2018, 20:58:00 Total de Visualizações: 43

A Secretaria Municipal de Saúde de Brasilândia-MS durante o mês de outubro e novembro dará continuidade à Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina 2018, desta vez atingindo a Zona Rural do município.  

A Campanha que teve início no dia 25 de agosto com a realização do dia “D” vacinou 874 animais na zona urbana da cidade, e agora terá continuidade com a visita dos Agentes de Combate a Endemias às comunidades rurais em dias alternados conforme calendário divulgado pelo médico veterinário coordenador do Núcleo de Vigilância em Saúde, Carlos Alberto Dutra.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o número esperado de animais para serem vacinados na zona rural é de 1.230 animais, o que irá garantir uma faixa de cobertura vacinal de 80% da população animal que totaliza 2.508 cães e 502 gatos.

A vacinação anual de cães e gatos é obrigatória por lei, sendo fator da maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva na população animal e prevenção de riscos à saúde da população humana.

No dia da vacinação, o proprietário deverá levar ao posto de vacinação  cães e gatos com idade acima de 4 meses, acompanhados da carteira de vacinação, que é o comprovante de que seu animal de estimação está imunizado contra a raiva, com validade de um ano.

Fonte: