Programa do Tabagismo oferece tratamento para quem deseja parar de fumar

Saúde18/09/2018, 11:57:00 Total de Visualizações: 68

Grupos fazem reuniões semanais para falar do desafio de parar de fumar - Assessoria de Comunicação

Pessoas que desejam parar de fumar em Brasilândia podem encontrar o apoio necessário para se manter longe do vício da nicotina. A secretaria municipal de Saúde por meio do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) realiza o Programa do Tabagismo. Na última sexta-feira (14), houve o Encontro de Confraternização e Comemoração aos participantes dos grupos de 2017 e de 2018 que pararam de fumar.

A confraternização contou com uma roda de conversa e servido um coffee-break para os participantes. Também foi entregue aos membros dos grupos um copo comemorativo.

O tratamento já é ofertado no município há aproximadamente dez anos e também é conhecido como Programa Nacional de Controle do Tabagismo, que tem como proposta a conscientização do público sobre a dependência e ao abandono do tabaco.

O programa possui grupos com aproximadamente 30 pessoas com encontros semanais e duração do tratamento de aproximadamente três meses.

Além disso, a Saúde oferece medicamentos (adesivo de nicotina e/ou bupropiona) para os participantes. Desde 2017, é entregue a eles um kit fissura, que contém itens alimentícios que ajudam no momento da fissura e que são pouco calóricos.

Sendo assim, as ações desenvolvidas pelo NASF e o atendimento é realizado em grupo. Os interessados podem procurar a Estratégia de Saúde da Família mais próxima de sua residência, ou mesmo a equipe NASF na Unidade Básica de Saúde, para fazer parte do próximo grupo.

 

 

Fonte: Divulgação/PMB