Equipe NASF orienta população sobre “Pé Diabético”

Saúde30/08/2018, 10:55:00 Total de Visualizações: 93

ESF II recebeu moradores de diversos bairros entorno da unidade - Assessoria de Comunicação

Na última quarta-feira (29), a equipe do Núcleo de Apoio de Saúde à Família (NASF) realizou mais um encontro com os moradores e pertencentes a Estratégia de Saúda Família II. O tema deste mês foi sobre o "Pé Diabético", ministrada pela técnica de enfermagem Margarete Gonçalves de Oliveira. Trinta pessoas participaram da reunião.

O Diabetes é uma doença crônica não transmissível causada por inúmeros fatores decorrentes do desequilíbrio do açúcar no sangue e que pode causar sérios problemas nos pés, podendo levar até a amputação, que tem como uma das causas mais comuns às lesões dos nervos pela perda da sensibilidade quanto à dor, temperatura e equilíbrio.

Um dos cuidados que a pessoa deve estar atenta é caso sinta a sensação de formigamento ou adormecimento freqüente nos pés; sensação de queimação nos pés, em especial à noite e ferimentos difíceis de cicatrizar e sem dor.

Por isso, o recomendável é sempre examinar os pés todos os dias, tendo uma atenção especial com calos, cortes, bolhas, unhas, rachaduras, pancadas, feridas, pontos frios ou quentes e mudanças de coloração (enegrecido, azulado ou avermelhado). Outros cuidados são: usar calçados e meias confortáveis e adequado ao tamanho do seu pé; utilizar calçados com os pés limpos e secos e manter boa higiene de suas meias e calçados.

E para controlar os níveis de açúcar no sangue, sedentarismos e melhora na circulação sanguínea, é importante a prática de atividades físicas, alimentação equilibrada e evitar fumo, consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas.

Além das orientações, a equipe da Saúde serviu um delicioso café da manhã e sorteio de brindes para os presentes.

PROGRAMA HIPERDIA

Geralmente, as orientações são realizadas no final de cada mês, uma vez que os agentes comunitários visitam cada residência e realizam o convite para as pessoas participarem. A ação faz parte do programa Hiperdia.

Os temas de orientação são escolhidos em reuniões realizadas com os Agentes Comunitários de Saúde e a equipe do NASF. Após as orientações, os participantes também realizam aferição da pressão arterial e também tiram dúvidas sobre os atendimentos realizados na unidade. O ESF 2 está localizado na Avenida São José, s/n, bairro José Rodrigues. O telefone é (67) 3546-2426.

 

Fonte: Divulgação/PMB