Dia “D” de Vacinação contra Raiva em Cães e Gatos será no dia 25 de agosto

Saúde15/08/2018, 13:53:00 Total de Visualizações: 163

- Assessoria de Comunicação

Embora a raiva esteja controlada no Município de Brasilândia, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Controle de Zoonoses, informa que a vacinação anual de cães e gatos neste ano acontecerá a partir do dia 25 de agosto que será o dia “D” de Vacinação Antirrábica.

Além de obrigatória por lei, a vacinação antirrábica anual é o fator da maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana.

No ano passado foram realizados 33 atendimentos na rede pública de saúde por mordedura de cães em Brasilândia, número que representa cerca de 80% dos casos notificados de agressão, em função dos serviços de vigilância e observação domiciliar que é realizado diligentemente pelos Agentes de Combate de Endemias e o Núcleo de Vigilância Epidemiológica que presta apoio a este trabalho de prevenção contra a Raiva e a Leishmaniose.

No dia 25 de agosto, portanto, das 8 às 16 horas, os proprietários de cães e gatos deverão levar aos postos de vacinação seus animais de estimação com mais de 4 meses de idade, acompanhados da carteira de vacinação, que é o comprovante de que seu animal de estimação está imunizado contra a raiva, com validade de um ano.

Na zona rural (assentamentos, aldeia, sítios e fazendas) a Vacinação Antirrábica Canina será realizada no mês se setembro através de equipe volante em calendário ainda a ser divulgado.

Fonte: Divulgação/PMB