Saúde bucal é tema de palestra no ESF 2

Saúde27/07/2018, 13:15:00 Total de Visualizações: 628

População recebeu diversos esclarecimentos sobre higiene e saúde bucal - Assessoria de Comunicação

Conforme o avanço da idade aumenta a necessidade de visitas regulares ao médico, numa forma de prevenir futuras doenças. Entretanto, um cuidado que deve se também ser levado em conta é a Saúde Bucal. Pensando nisso, a equipe do Núcleo de Apoio de Saúde à Família (NASF) realizou na manhã desta sexta-feira (27), orientações sobre higiene bucal.

As orientações foram realizadas pela cirurgiã dentista da Estratégia de Saúde da Família II,  Fernanda Leiko Waku. A profissional da saúde ressaltou que os cuidados são redobrados após os sessenta anos de idade, na qual o envelhecimento ocasiona doenças sistêmicas como diabete, hipertensão arterial, câncer bucal e outras enfermidades.

Por isso, a necessidade de manter a higiene bucal em dia, escovando diariamente os dentes de maneira correta bem como a utilização do fio dental. O cuidado também é válido para quem usa prótese dental. Outra medida importante é a visita regular ao dentista  - o serviço é oferecido gratuitamente nas unidades de Saúde de Brasilândia.

O encontro contou com a participação de  26  idosos e teve a colaboração da assistente de Saúde Bucal, Edlaine Raimundo e participação da equipe do NASF, a fisioterapeuta Mirele Martos e a assistente social Carmem Galiani.

Geralmente as reuniões com as orientações são realizadas no final de cada mês, uma vez que os agentes comunitários visitam cada residência e realizam o convite para as pessoas participarem. A ação faz parte do programa Hiperdia.

Além disso, os temas de cada orientação são escolhidos nas reuniões realizadas com os Agentes Comunitários de Saúde e a equipe do NASF. Após as orientações, os participantes também realizam aferição da pressão arterial e também tiram dúvidas sobre os atendimentos realizados na unidade. O ESF 2 está localizado na Avenida São José, s/n,  bairro José Rodrigues. O telefone é (67) 3546-2426.

 

 

Fonte: Divulgação/PMB