Produção de urucum é um dos destaques da Agricultura Familiar em Brasilândia

Desen. Econômico09/07/2018, 12:15:00 Total de Visualizações: 444

Plantio de Urucum pode chegar a mais de 400 mil quilos neste ano - Assessoria de Comunicação

A produção de urucum é um dos plantios que vem ganhando destaque no município de Brasilândia. O plantio feito pelos produtores rurais da agricultura familiar, conta com o apoio e incentivo da Prefeitura de Brasilândia.

A planta contém um fruto com espinho maleável e se tornam vermelhas quando estão maduras e quando chegam neste nível, se abrem revelando pequenas sementes também na cor vermelha.  O urucum é um corante natural e bastante utilizado na área farmacêutica, têxtil, cosméticos e alimentícios.

Em Brasilândia, no Reassentamento Almanara, o produtor rural Carlos Amorim já vem colhendo bons resultados com o plantio o urucum. Além dele, diversos produtores rurais de outros assentamentos e reassentamentos também realizam a mesma produção.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, aproximadamente 200 pessoas da agricultura familiar produzem o urucum, sendo que no ano passado a produção foi em torno de 300 mil quilos e a estimativa para este ano é de 450 mil quilos.  

O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico tem em base da lei 2704/2017, que atende os pequenos produtores agropecuários dos assentamentos rurais/agricultura familiar/comunidade rural em geral através do preparo de solo para pastagem/agricultura.

Esse tipo de prática visa à correção do solo e propicia melhores condições para o crescimento do plantio e controlar plantas daninhas e colabora no sucesso tanto do plantio como da colheita do que o produtor rural realiza em suas plantações.

 

Fonte: Divulgação/ PMB