IBGE APRESENTA RESULTADO PARCIAL DE DADOS DE BRASILÂNDIA

Desen. Econômico15/12/2017, 12:09:00 Total de Visualizações: 4407

Reunião foi na Câmara Municipal - Assessoria de Comunicação

Representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) realizaram na manhã da última quinta-feira (15), na sede da Câmara Municipal, a apresentação do andamento do Censo Agropecuário 2017 para a Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE) formado por representantes da sociedade local.

É a única pesquisa que vai a todos os estabelecimentos agropecuários do país, com o objetivo de obter informações de cada produtor sobre o quê, onde, quanto e como produz, seja um agricultor familiar ou um grande produtor.

O intuito foi repassar informações do processo de levantamento de informações realizado por três recenseadores em toda a extensão rural do município de Brasilândia. O trabalho começou em outubro deste ano e se estende até fevereiro de 2018.

Na oportunidade, o coordenador de área do IBGE, Luiz Antonio Lemes, reforçou aos representantes a importância de repassar a informação para os produtores da área rural sobre o Censo Agropecuário 2017. “Já soubemos de casos em que as pessoas não estão respondendo o questionário por medo de que essas informações possam ser utilizadas para outros fins. Vale lembrar que todos os dados recolhidos são sigilosos e serve de parâmetro para a economia e outras áreas em desenvolvimento no Brasil”, explicou.

Além disso, os representantes apresentaram o projeto “Vamos Contar” que pode ser feito em parceria com as escolas do município. O intuito é aproximar as crianças, adolescentes e jovens sobre a importância das estatísticas que mostram a realidade do país a partir de atividades e sequências didáticas. “A gente tem um material bastante rico para que as escolas possam trabalhar nesta abordagem”, disse.

PESQUISA EM BRASILÂNDIA

De acordo com o IBGE, Brasilândia foi dividida em 19 setores rurais e um setor urbano. Deste total, já foram visitados sete setores e restam sete. Até o momento foram contabilizados 149 estabelecimentos agropecuários. No último Censo foi levantado o total de 928 estabelecimentos agropecurários, a previsão é que nesta nova pesquisa o número seja menor devido o arrendamento das propriedades rurais para o plantio de eucaliptos, que no caso, é contabilizado como somente um estabelecimento agropecuário.

A próxima reunião será em março de 2018 para apresentar o resultado final da pesquisa. Para mais informações, os interessados podem enviar o email para 50019040@ibge.gov.br; ou pelo telefone (67) 3541-1470 no ramal 26.

Fonte: Divulgação/PMB