População recebe orientações médicas no dia D do Outubro Rosa

Saúde30/10/2017, 16:21:00 Total de Visualizações: 53

Equipe da saúde que promoveu a campanha - Assessoria de Comunicação

 Na última sexta-feira (27) a Prefeitura de Brasilândia, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu o dia D da Campanha Outubro Rosa. O mês serve de alerta para os cuidados das mulheres contra o câncer de mama e colo de útero.

A celebração foi marcada por palestras nas unidades de Saúde. No Postão, onde atende pessoas da zona rural, enquanto aguardavam o médico, os pacientes participavam de uma palestra sobre os cuidados do autoexame das mamas e a importância de estar em dia com o exame preventivo (exame de Papanicolau), na qual consiste na coleta do material citológico do colo do útero. Além disso, as mulheres também puderam fazer o preventivo ao longo do dia.

As mulheres grávidas também podem fazer o exame. O preventivo deve ser feito para todas as mulheres que tem ou teve atividade sexual, especialmente na faixa etária dos 25 a 59 anos de idade.

Já no ESF 1 do Jardim Mão Amiga, mulheres e pacientes do Programa Hiperdia receberam orientações sobre os primeiros socorros em caso de engasgamento, picada de escorpião e parada cardiorrespiratória.

Para as mulheres que já se encontram na faixa etária para a realização de mamografia (a partir dos 40 anos), poderão agendar exame de mamografia para o Hospital do Câncer de Barretos, localizado em Nova Andradina.

Para o prefeito Dr. Antonio Thiago esta ação foi uma oportunidade das mulheres estarem atentas com a saúde. “Devemos lembrar que os cuidados não devem só ficar no mês de outubro, mas sim em todos os períodos do ano. Desde já agradeço a todas as mulheres que participaram do dia D e estão em alerta com a saúde”, encerrou.

Fonte: Assessoria de Comunicação