Brasilândia realiza mutirão de exames no dia D do Outubro Rosa

Saúde26/10/2017, 09:29:00 Total de Visualizações: 3659

- Assessoria de Comunicação

Nesta sexta-feira (27) a Prefeitura de Brasilândia vai comemorar o dia D da Campanha Outubro Rosa. O mês serve de alerta para os cuidados das mulheres contra o câncer de mama e colo de útero.

Segunda a Secretaria de Saúde, organizadora do evento, as pessoas interessadas poderão realizar exame preventivo (exame de Papanicolau), na qual consiste na coleta do material citológico do colo do útero. As mulheres grávidas também podem fazer o exame. O preventivo deve ser feito para todas as mulheres que tem ou teve atividade sexual, especialmente na faixa etária dos 25 a 59 anos de idade.

Para as mulheres que já se encontram na faixa etária para a realização de mamografia (a partir dos 40 anos), poderão agendar exame de mamografia para o Hospital do Câncer de Barretos, localizado em Nova Andradina.

Além disso, as enfermeiras de cada unidade de saúde realizarão roda de conversa conscientizando a população sobre a importância da prevenção e o cuidado com o corpo.

Segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), no Brasil, estima-se que o câncer de colo de útero seja a terceira neoplastia maligna mais comuns entre as mulheres, sendo superado pelo câncer de pele (não-melanoma) e pelo câncer de mama.

Por isso, os principais cuidados que as mulheres necessitam para evitar o câncer são: usar preservativos nas relações sexuais, fazer a higiene íntima adequada, consultar-se regularmente no ginecologista, o uso de contraceptivos deve ser indicado e acompanhado pelo médico e não fumar.

O prefeito Dr. Antonio Thiago convida a todas as mulheres a participarem do dia D da campanha. “O cuidado com a saúde deve ser feito em todos os dias do ano, mas sabemos que em outubro é reforçado principalmente no combate ao câncer de mama e do colo do útero. Por isso, peço para que você participe deste dia e convide as suas amigas e familiares para também participarem”, disse.

Fonte: Divulgação/PMB