Projeto para criação de Centro Cultural em Brasilândia começa a ser implantado

Educação28/07/2017, 11:16:00 Total de Visualizações: 321

Carlito apresentou a proposta de implantar um associação de amigos da cultura em Brasilândia - Assessoria de Comunicação

 

Integrantes do grupo de mobilização estiveram na tarde da última quarta-feira (26), na ala nova da Escola Municipal Antônio Henrique Filho, onde conheceram as instalações para a futura implantação da “Casa da Cultura” em Brasilândia.

A iniciativa faz parte da mobilização social do Programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), iniciativa do Instituto Votorantim, Fibria e em parceria com a Prefeitura de Brasilândia.

Além de conhecerem o local, os integrantes também definiram novas datas para as outras ações para a concretização do projeto: a nova data para captação de fotos e objetos que marcaram a história da Cidade, o contato com artistas locais e mapeamento de possíveis pessoas que fizeram parte da história de Brasilândia.  O prazo para as ações é até o dia 15 de agosto.

Além disso, os participantes também assistiram a apresentação do historiador Carlos Alberto dos Santos Dutra que propôs a implantação de uma associação de amigos da cultura, que poderá fortalecer a continuidade da futura “Casa da Cultura” em Brasilândia.

PVE

A mobilização social do Programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), que conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, tem como proposta da comunidade compreender e valorizar a dimensão educativa dos espaços da escola e de outros acervos da comunidade, como biblioteca, praça, associações, engajando-se na sua transformação. Trazer a ideia de que o cuidado com esses espaços é uma missão de todos.

O grupo de mobilização já realizou três reuniões, na qual já foram definidos a estruturação do projeto, escolha da nova ala da Escola Municipal Antônio Henrique Filho a ser transformado e a agora, o momento é a captação de objetos e fotos que fizeram parte da história da cidade. Além disso, o resgate histórico propõe o trabalho de levantamento de artistas locais e  divulgação das atividades que serão realizadas no local.

Ainda está previsto para este ano, um evento para exposição, divulgação e reconhecimento dos Projetos Criativos da Escola.

A prefeitura de Brasilândia apoia a iniciativa. “A história da Cidade poderá ser marcada nesta ação que pretende lembrar os principais fatos que foram fundamentais para o desenvolvimento local.”, destaca o prefeito Dr. Antonio.

 

 

Fonte: Divulgação/PMB